24ª edição do WMC Homenageará Professor Cerrini Villas Bôas


Membro do Comitê Consultivo Científico Nacional do WMC será homenageado por sua importante contribuição técnica para o setor mineral

A trajetória profissional do Engenheiro de Minas, Roberto Cerrini Villas Bôas, é um dos destaques da programação da 24ª edição do Congresso Mundial de Mineração (WMC 2016). O evento, considerado um dos mais importantes do setor de mineração mundial, prestará homenagem a Villas Bôas pela importância de seus estudos técnicos e serviços para a indústria mineira brasileira. O WMC está sendo organizado pela Associação Brasileira de Mineração – IBRAM – e acontecerá entre os dias 18 e 21 de outubro deste ano.

Villa Boâs, autora de 27 livros publicados, faleceu este ano, e será homenageada por pesquisadores do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) no dia 19 de outubro, que apresentarão suas principais obras como parte do programa do congresso. A homenagem será liderada pelo professor Marcello M. Veiga, da Universidade da Colúmbia Britânica, e Carlos Peiter, doutor em Engenharia Mineral e Assistente do Diretor do CETEM.

Segundo Marcello, Villas Bôas foi “um líder que estabeleceu o CETEM no Brasil e esteve à frente da organização por quase duas décadas. Sua liderança inspirou muitos profissionais dentro da indústria de mineração. Suas ideias brilhantes o definiram como alguém que pensava antes de seu tempo e fora da caixa”.

Carlos Peiter lembra que Villas Bôas sempre teve uma grande paixão pela indústria mineral. “Sempre que alguém mencionava algo útil, como a nova tecnologia, em vez de duvidar dela e ser desconfiado, ele costumava dar seu apoio incondicional para descobrir como melhorá-la e aplicá-la”.

Para o diretor de Assuntos Minerais do IBRAM, Marcelo Ribeiro Tunes, a Villa Bôas permanecerá na memória de quem trabalha no Setor Mineral nacional. “Ele é autor de quase trinta trabalhos publicados sobre os mais diversos temas relacionados ao desenvolvimento futuro da mineração. A tecnologia e o papel socioeconômico da atividade no País estiveram entre os principais temas. No entanto, seu principal legado foi ter participado da fundação e do sucesso do CETEM, um lugar onde ele nunca será esquecido”, acrescentou.

Sobre o WMC

O Congresso Mundial de Mineração acontece a cada três anos e é liderado por um secretariado com o status de uma organização associada às Nações Unidas, que faz parte do Instituto Central de Mineração, localizado na cidade de Katowice, na Polônia. O objetivo do WMC é promover e apoiar a cooperação, tanto técnica quanto cientificamente, para o progresso nacional e internacional na mineração e desenvolvimento de recursos minerais; estabelecer uma rede mundial de intercâmbio sobre ciência mineral, tecnologia, economia, saúde e segurança nas atividades de mineração e proteção ambiental.

A 24ª edição do WMC, cujo tema é “Mineração em um Mundo de Inovação”, incorporará um espaço de apresentação de trabalho técnico, uma área de exposição e a própria área de congressos.

Patrocinadores

O Congresso Mundial de Mineração 2016 é, a título de redação, patrocinado pelas mineradoras Vale S.A (Diamante), Votrantim Metais (Diamante), Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos – Sinferbase (Ouro), CBMM (Prata), Hydro (Bronze), Kinross (Bronze) e Gerdau (Aço).

Apoiantes

Parcerias com diversas entidades, instituições, associações e canais de mídia contribuem para o sucesso da 24ª edição do Congresso Mundial de Mineração. O evento terá apoio especial da ANEPAC, Global Business Reports (GBR) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC).

Apoiantes

O evento terá apoio especial da Global Business Reports (GBR) e apoio institucional da Associação Paulista de Engenheiros de Minas (APEMI), Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Centro Tecnológico Mineral (CETEM), Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), Instituto Canadense de Mineração, Metalurgia e Petróleo (CIM), Grupo CRU, Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (DEMIN/UFMG), Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Federação Internacional de Mineração e Recursos Minerais (FAB), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flogen Technologies Inc., Gecamin, Instituto Aço Brasil (IaBr), Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA), Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP), Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos (Sinferbase), Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), TCS BRASIL 2016, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vereinigung Rohstoffe und Bergbau (VRB), Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O WMC recebe apoio editorial de: Areia e Brita, Access Africa, Argus Media, Revista Amazônia, BraziBusiness Review, Brasil Mineral, Brasil Mining Site, Construtores em Revista, Eae Máquinas, Engineering and Mining Journal (E&MJ), El Inversor, Equipo Minero, Horizonte Minero,InfoMine, In The Mine, Madencilik Turkiye, Midia Truck Brasil, Revista Mineração e Sustentabilidade, Minería, Minérios & Minerais, Engenharia de Mineração, Mineração Global, Mineração Turquia, Nueva Minería y Energía, Notícias de Mineração Brasil, Panorama Minero, Rocas y Minerales, Steel Technology, Revista M&T, Tracbel Magazine, World Coal e WDM Group.

Detalhes:

Congresso Mundial de Mineração (WMC 2016)

Data: 18 a 21 de outubro de 2016

Local: Centro de Convenções SulAmérica – Rio de Janeiro (RJ)

Informações: www.wmc2016.org.br

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto