IBRAM Visita Universidade Federal do Rio Grande do Sul para Apresentar WMC


IBRAM visita Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Créditos: Divulgação

Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br), representado por seu diretor de Assuntos Ambientais, Rinaldo Mancin, visitou o Departamento de Engenharia de Mineração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nos dias 15 e 16 de maio. Na ocasião, Mancin foi recebido por Enrique Munaretti, PhD, diretor do Departamento e pela faculdade da Universidade. O objetivo do encontro foi apresentar o Congresso Mundial de Mineração (WMC), evento global de mineração a ser organizado pelo IBRAM em 2016, no Rio de Janeiro, Brasil.

Segundo o diretor de Assuntos Minerais, a visita fez parte da estratégia do IBRAM de intensificar contatos com universidades brasileiras que têm se destacado na formação de profissionais da mineração. O objetivo do encontro foi estabelecer parcerias de apoio e planejamento do WMC.

Segundo Mancin, a visita valeu a pena. “Todos os professores elogiaram a iniciativa do IBRAM e ofereceram todo o seu apoio ao evento, incluindo a disposição de assumir a avaliação técnica dos trabalhos a serem apresentados, o que é muito importante para o sucesso do evento”, afirma.

O WMC é um evento global de mineração, realizado a cada três anos, sobnado por um Secretariado com status de organização, associado às Nações Unidas e sediado no Instituto Central de Mineração em Katowice, Polônia. O evento tem como objetivo promover e apoiar, tanto técnica quanto cientificamente, a cooperação para o desenvolvimento nacional e internacional de áreas e recursos minerais; implementar uma rede global de informações sobre ciência mineral, tecnologia, economia, saúde e segurança ocupacional e proteção ambiental.

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto