NOTÍCIAS

 

13/08/2013

IBRAM MARCA PRESENÇA NO WORLD MINING CONGRESS 2013

 

O Diretor de Assuntos Ambientais do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br), Rinaldo Mancin, apresentou na manhã desta segunda-feira (12) um panorama sobre a indústria mineral na América do Sul durante a abertura do World Mining Congress 2013, em Montreal, no Canadá, onde representou o Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura, que preside o Comitê Brasileiro do WMC.

 

A palestra, que contou com um público de aproximadamente mil pessoas, teve início com a apresentação do IBRAM, seguida pela análise do mapa de distribuição mineral no mundo e o posicionamento do Brasil em relação aos demais países produtores. “Uma análise interessante conduzida pelo Banco Mundial demonstra como os países do BRICs emergem a partir do cruzamento de três determinantes: países com mais de três milhões de quilômetros quadrados, população acima de 140 milhões e PIB acima de 900 bilhões. São justamente esses países que têm sustentado a recuperação econômica pós crise financeira mundial de 2008, pois estão criando oportunidades em seus próprios territórios, principalmente pela expansão da classe média, que passa a consumir bens minerais, atestando a melhoria da qualidade de vida”, afirmou Mancin

 

Na ocasião, também foi apresentado o ciclo da produção mineral mundial e detalhada a atividade mineral nos países da América do Sul. “Para os próximos cinco anos estão previstos mais de U$ 220 bilhões em investimentos somente nos setor mineral na América do Sul, especialmente em razão do baixo riscos regulatório e institucional, como também pela abertura desses países a investimentos estrangeiros no setor”, pontuou.

 

Mancin mostrou também as principais oportunidades de investimentos na América do Sul (Energia, Óleo e Gás, Telecomunicações, Saneamento, Transporte e Logística) e as maiores necessidades do setor agrícola, especialmente quanto à dependência de insumos externos para a produção de fertilizantes. Além disso, pontuou os desafios pelos quais vem passando o setor de mineração relacionados, em sua maioria, às necessidades constante de boas informações geológicas, capital humano, a relação com comunidades indígenas e populações tradicionais, gestão do uso de água e energia, governança corporativa e obtenção de licenças sociais e ambientais.

 

Os presentes puderam conhecer um pouco mais sobre a competitividade e as oportunidades do setor mineral brasileiro, as exportações e importações de cada minério, e sobre os investimentos previstos entre 2013 e 2016. Ao final da apresentação, o Diretor convidou os congressistas para participarem da EXPOSIBRAM 2013 e do 15º Congresso Brasileiro de Mineração, eventos promovidos pelo IBRAM entre os dias 23 e 26 de setembro na cidade de Belo Horizonte (MG). Na oportunidade, também reafirmou o empenho e compromisso do IBRAM na coordenação do próximo WMC, que será realizado na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, em outubro de 2016.

 

A íntegra da apresentação pode ser acessada aqui

 

Rinaldo Mancin , Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM.

 

 

Jacek Skiba, Secretário Executivo do Comitê Organizador do WMC, Rinaldo Mancin , Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Josef Dubinski – Presidente do WMC e Ary Pedreira, Diretor Administrativo e Financeiro.

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto

 

WMC Secretariat

secretary@wmc2016.org.br

Programa

Download

Links Rápidos

 


Palestrantes Confirmados
Upload de Trabalhos | Mantenha-me Informado ! | Inscrição aqui