NOTÍCIAS

 

11/02/2015

IBRAM promove 24th World Mining Congress

 

Maior evento de mineração ocorre no Rio de Janeiro (RJ) em outubro de 2016

 

Em 2016, um dos mais tradicionais e importantes eventos internacionais do setor mineral mundial vai desembarcar no Rio de Janeiro (RJ). O Brasil será sede da 24ª edição do World Mining Congress (WMC), congresso organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br). Com o tema “Mining in a World of Innovation”, o evento ocorrerá entre os dias 18 e 21 de outubro.

 

Realizado a cada três anos, sob a liderança de um Secretariado com status de organização, o WMC tem os objetivos de promover e apoiar, técnica e cientificamente, a cooperação para o progresso nacional e internacional nas áreas de mineração e o desenvolvimento de recursos minerais naturais; implantar uma rede mundial de intercâmbio de informações com relação à ciência mineral, tecnologia, economia, saúde e segurança nas operações de mineração e proteção ambiental.

 

O Brasil recebeu, em 2012, a missão de promover o WMC durante o 92º encontro do International Organizing Committee (IOC), responsável pelo evento. Coube ao IBRAM defender a candidatura brasileira após articulações junto ao Governo Brasileiro, entidades setoriais e mineradoras.

Segundo o Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura, o Brasil é um dos mais importantes players do setor mineral, detém reservas de diversos minérios e um imenso potencial para novas jazidas e novos negócios. “O WMC, ao ser realizado no País, poderá abrir muitas perspectivas de desenvolvimento para a indústria da mineração, atrair investimentos e gerar reflexos positivos nos indicadores socioeconômicos, o que beneficiará a todos os brasileiros”, diz.

 

Contato junto a universidades

 

No ano de 2014, o IBRAM visitou as principais universidades federais do País e centros de pesquisas com o objetivo de apresentar o WMC. Segundo o Diretor de Assuntos Ambientais, Rinaldo Mancin, as visitas fizeram parte da estratégia do IBRAM de intensificar os contatos com as universidades brasileiras que têm se destacado na formação de profissionais para o setor mineral. “As visitas ocorreram no decorrer de 2014 para promover parcerias com as mais renomadas instituições no intuito de convidar grandes nomes ligados ao setor para assumirem papeis na avaliação técnica dos trabalhos a serem apresentados. Queremos promover um evento que ficará marcado no cenário mineral brasileiro”.

 

WMC 2013

 

A última edição foi realizada em Montreal, Canadá, em 2013. O evento foi organizado pela McGill University e contou com a participação das principais universidades do Canadá. O WMC 2013 foi realizado em conjunto com o ISARC 2013 - International Symposium on Automation and Robotics in the Construction and Mining Industries.



Serviço:

World Mining Congress (WMC 2016)

Data: 18 a 21 de outubro de 2016

Local:Centro de Convenções SulAmérica - Rio de Janeiro (RJ)

Informações: www.wmc2016.org.br


 

 

WMC Secretariat

secretary@wmc2016.org.br

Programa

Download

Links Rápidos

 


Palestrantes Confirmados
Upload de Trabalhos | Mantenha-me Informado ! | Inscrição aqui