NOTÍCIAS

 

20/03/2015

IBRAM realizará World Mining Congress no Rio de Janeiro em 2016

 

O Brasil recebeu, em 2012, a missão de sediar, em 2016, a 24ª edição do World Mining Congress (WMC) durante o 92º encontro do International Organizing Committee (IOC), responsável pelo evento. Coube ao Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br) defender a candidatura brasileira após articulações junto ao Governo Brasileiro, entidades setoriais e mineradoras.

 

O IBRAM é responsável pela organização e realização do evento na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O WMC, que ocorre desde 1958, é um dos mais tradicionais e importantes eventos internacionais do setor mineral.

 

Realizado a cada três anos, sob a liderança de um Secretariado com status de organização associada às Nações Unidas localizado no Central Mining Institute, na Polônia, o evento tem os objetivos de promover e apoiar, técnica e cientificamente, a cooperação para o progresso nacional e internacional nas áreas de mineração e o desenvolvimento de recursos minerais naturais; implantar uma rede mundial de intercâmbio de informações com relação à ciência mineral, tecnologia, economia, saúde e segurança nas operações de mineração e proteção ambiental.

 

Contato junto a universidades

 

Com o objetivo de apresentar o World Mining Congress, o IBRAM visitou as principais universidades federais do país e centros de pesquisa que têm se destacado na formação de profissionais para o setor mineral.

 

O Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin, esteve no Departamento de Engenharia de Minas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em maio de 2014. Na ocasião, foi recebido pelo Professor Doutor Enrique Munaretti, Diretor do Departamento, e pela equipe de professores da Universidade. Visitou também o Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Escola Politécnica da USP, tendo sido recebido pelo seu Diretor, Prof. Luis Enrique Sánchez.

 

Mancin também visitou a Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia, do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, da Universidade de Campina Grande (UFCG), na Paraíba (PB), em que foi recebido pelo Prefeito Universitário, Eduardo Bonates, e pelo Professor Diretor do Centro, Elbert Valdiviezo Viera.

 

O IBRAM visitou ainda a Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Fundação Gorceix. A Fundação Gorceix e a Associação dos Ex-Alunos da Escola de Minas também serão parceiros na divulgação do WMC 2016 e participarão de forma ativa de seu planejamento. O Centro de Tecnologia Mineral (CTEM), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia também foi visitado, quando os representantes do IBRAM foram recebidos pelo seu Diretor, Fernando Lins.

 

A Lâmpada”

 

Representando o Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura, o Diretor Rinaldo Mancin recebeu em 2013, das mãos do Presidente do World Mining Congress (WMC) daquele ano, Prof. Ferri Hassani, e do Presidente do World Mining Congress, Prof. Jozef Dubinski, durante a 23ª edição do WMC no Canadá, a “lâmpada”, que oficializa o Brasil como sede da próxima edição do evento.

A “lâmpada” simboliza a entrega do WMC ao IBRAM. Esta ação se assemelha à realizada em jogos olímpicos, identificando qual será o próximo país-sede. Após o evento, o próximo país a recebê-la é o Cazaquistão.

 

Fonte: Mining.com

 

 

 

WMC Secretariat

secretary@wmc2016.org.br

Programa

Download

Links Rápidos

 


Palestrantes Confirmados
Upload de Trabalhos | Mantenha-me Informado ! | Inscrição aqui