NOTÍCIAS

 

18/10/2016

USO DE EXPLOSIVOS NA MINERAÇÃO SERÁ TEMA DE DEBATE NO WMC 2016

 

 

O painel contará com a presença de Paul N. Worsey, Apresentador da Série “Os Detonadores”, do Discovery Chanel

 

Um dos grandes destaques da programação da 24ª edição do World Mining Congress (WMC 2016) será um painel sobre a utilização de explosivos na mineração. Em uma programação que contará com diferentes palestras durante toda a manhã de 21 de outubro, os participantes poderão discutir as principais novidades, tendências e curiosidades relacionadas ao assunto, em sessões que contarão com a presença de Paul N. Worsey, Apresentador da Série “Os Detonadores”, do Discovery Chanel, de representantes da Sociedade Internacional de Engenheiros de Explosivos (ISEE - International Society of Explosives Engineers) e de Robert McClure, Presidente da empresa McClure Inc.

 

O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, será realizado entre os dias 18 e 21 de outubro de 2016 no Rio de Janeiro (RJ) e contará com a presença de renomados palestrantes nacionais e interacionais.

 

Informações e inscrições estão disponíveis no site oficial (www.wmc2016.org.br).

 

A programação terá início com o tema “Inovação e uso de Explosivos”, em painel moderado pelo Prof. Enrique Munaretti, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e integrante do Comitê Científico do WMC 2016. Serão discutidas questões relacionadas aos produtos utilizados, energia, custos e ANFO (explosivo produzido pela mistura de hidrocarbonetos líquidos e nitrato de amônio). Entre os palestrantes estão John William Eloranta e Alistair C. Torrance, ambos da ISEE, que apresentarão a entidade e discutirão a integração entre os métodos utilizados para coleta de dados e as ferramentas tradicionais de explosão.

 

“Um dos maiores desafios da área de explosivos é a falta de conhecimento da sociedade. Nossa área, além de extremamente segura, envolve basicamente uma ferramenta de engenharia utilizada para fragmentar rochas e que vem sendo utilizada mundialmente há mais de 400 anos”, pontuou Enrique Munaretti. “A sociedade muitas vezes relaciona a utilização dos explosivos às explosões criminosas de caixas eletrônicos, mas a realidade é bem diferente disso. Esse é um problema de falta segurança pública”, frisa.

 

Em sua palestra, Paul Worsey, que também é Professor de Engenharia de Minas da Universidade de Missouri de Ciência e Tecnologia, apresentará ao público as principais soluções para aumentar a eficácia das detonações de acordo com os tipos de explosivos utilizados.

 

“É fundamental mostrar à sociedade a importância do uso de explosivos. Graças à utilização desses materiais, temos hoje acesso a matérias-primas que seriam extremamente caras ou até impossíveis de produzir. Praticamente toda a matéria-prima utilizada pela sociedade vem da mineração e a utilização de explosivos é fundamental para a extração dessas rochas”, afirma Munaretti.

 

“Os participantes do WMC poderão debater com os melhores técnicos internacionais do setor e discutir inovação no uso de explosivos e as principais tendências mundiais, assim como a utilização de novas tecnologias (como ‘drones’) e os investimentos mais seguros do setor”, completa o Professor. “Discutir esse assunto no WMC é numa excelente maneira de internacionalizar o setor brasileiro de explosivos, capacitar nossos técnicos e, principalmente, mostrar para todo o mundo nosso potencial”, conclui.

 

Fonte: IBRAM - Profissionais do Texto

 

WMC Secretariat

secretary@wmc2016.org.br

Programa

Download

Links Rápidos

 


Palestrantes Confirmados
Upload de Trabalhos | Mantenha-me Informado ! | Inscrição aqui