NOTÍCIAS

 

29/07/2016

WMC PROMOVE PALESTRA SOBRE O FUTURO DA MINERAÇÃO COM O PROFESSOR MAGNUS ERICSSON

 

Consultor e professor de economia mineral da Universidade Luleå de Tecnologia –Suécia estará presente nesta edição do World Mining Congress

 

 

O Professor Magnus Ericsson, um dos mais conceituados especialistas em estudos e análises em mineração global, será um dos palestrantes da 24ª edição do World Mining Congress (WMC 2016). O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, ocorrerá entre os dias 18 a 21 de outubro deste ano, no Rio de Janeiro (RJ).

 

Magnus ministrará, no dia 21 de outubro, a palestra “Mineração Global – quando veremos luz no fim do túnel?” para compartilhar sua visão sobre o futuro da mineração. “No longo prazo temos uma excelente previsão para o Setor Mineral. A demanda por metais está relacionada ao desenvolvimento econômico e à melhoria do padrão de vida de classes sociais mais baixas. Esse processo está em andamento e vai continuar por no mínimo mais uma década, mesmo que seu ritmo de crescimento não acompanhe o dos últimos 10 anos. Mesmo que os processos de reciclagem e reutilização aumentem, ainda haverá grande demanda por novas extrações de minerais”, avalia.

 

O Professor salienta ainda que existem quatro metais fundamentais para o desenvolvimento econômico global. “Ferro, cobre, fosfato e potássio serão as commodities do futuro. Os dois primeiros são imprescindíveis para todo crescimento econômico, além de necessários em grandes quantidades. Os dois últimos são essenciais para a produção de fertilizantes, que contribuem decisivamente para o aumento da produção agrícola, e a alimentação da população mundial”, detalha.

 

Para ele, vários outros metais serão necessários nos próximos anos devido às propriedades específicas no campo da eletrônica e da tecnologia de ponta, mas o volume de metais mais raros será bem menor do que os quatro citados. Magnus acredita que o WMC será uma ótima oportunidade para debater o futuro da mineração, principalmente levando-se em conta a participação de importantes personalidades de todo o mundo no encontro.

 

Segundo o Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura, a presença do Professor Magnus Ericsson vai abrilhantar ainda mais o WMC. “Magnus é um profissional de capacidade extremamente reconhecida e nós temos a chance de tê-lo aqui como palestrante, abordando de forma diferenciada o Setor Mineral, especialmente para aqueles que reconhecem a importância da inovação para o futuro da Indústria Mineral. Ouvir o Magnus Ericsson é uma das grandes oportunidades que o WMC oferecerá nesta edição do no Brasil”, afirma.

 

Sobre o WMC

 

O World Mining Congress é um evento mundial de mineração, realizado a cada três anos, sob a liderança de um Secretariado, com status de organização associada às Nações Unidas, localizado no Central Mining Institute, na cidade de Katowice, Polônia. O evento visa promover e apoiar, técnica e cientificamente, a cooperação para o progresso nacional e internacional nas áreas de mineração e o desenvolvimento de recursos minerais naturais; implantar uma rede mundial de intercâmbio de informações com relação à ciência mineral, tecnologia, economia, saúde e segurança nas operações de mineração e à proteção ambiental.

 

A 24º edição do WMC, que terá como tema “Mineração no mundo em inovação”, reunirá espaços para apresentação de trabalhos técnicos, congresso, e exposição.

 

Apoiadores

 

A parceria de diversas entidades, instituições, associações e veículos de comunicação contribui para o sucesso da 24ª edição do World Mining Congress. O evento conta com apoio especial da Global Business Reports (GBR), apoio institucional da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Associação Paulista de Engenheiros de Minas (APEMI), da Associação Baiana de Engenheiro de Minas (ABEM), da Bauma, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Centro Tecnológico Mineral (CETEM), do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), do Canadian Institute of Mining, Metallurgy and Petroleum (CIM),do CRU Group, do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (DEMIN/UFMG), da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), da Federation of International Mining and Mineral Resources (FAB), da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Flogen Technologies Inc., da Gecamin, do Instituto Aço Brasil (IaBr), da International Social Security Association (ISSA), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP), do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), do Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos (Sinferbase), do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), do TCS BRASIL 2016, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Vereinigung Rohstoffe und Bergbau (VRB), da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia, da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

 

O WMC é apoiado editorialmente pelos veículos Areia e Brita, Access Africa, Argus Media, Revista Amazônia, Brasil Business Review, Brasil Mineral, Brasil Mining Site, CIM Magazine, Construtores em Revista, Eae Máquinas, Engineering and Mining Journal (E&MJ), El Inversor, Equipo Minero, Horizonte Minero, InfoMine, In The Mine, Madencilik Turkiye, Midia Truck Brasil, Revista Mineração e Sustentabilidade, Minería, Minérios & Minerales, Mining Engineering, Mining Global, Mining Turkey, Nueva Minería y Energía, Notícias de Mineração Brasil, Panorama Minero, Rocas y Minerales, Steel Technology, Revista M&T, Tracbel Magazine, World Coal e WDM Group.

 

O WMC conta ainda com dois parceiros comerciais: Indus Exposium e AMP – Canadá.

 

Serviço:

 

World Mining Congress (WMC 2016)
Data: 18 a 21 de outubro de 2016
Local: Centro de Convenções SulAmérica - Rio de Janeiro (RJ)
Informações: www.wmc2016.org.br

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto


 

 

WMC Secretariat

secretary@wmc2016.org.br

Programa

Download

Links Rápidos

 


Palestrantes Confirmados
Upload de Trabalhos | Mantenha-me Informado ! | Inscrição aqui