NOTÍCIAS

 

15/09/2016

MC - RENOMADOS ESPECIALISTAS INTERNACIONAIS DEBATERÃO SUSTENTABILIDADE NA MINERAÇÃO

 

 

As mais recentes inovações em sustentabilidade empresarial e as que ainda estão em fase de pesquisa e testes para serem implantadas nos próximos anos serão temas centrais de uma série de debates inéditos no setor mineral internacional. O palco será o Rio de Janeiro (RJ), que sediará de 18 a 21 de outubro o World Mining Congress (WMC 2016) e os participantes serão renomados especialistas brasileiros e estrangeiros, além de altos executivos das mineradoras que atuam no Brasil e no exterior. A organização da 24ª edição do Congresso está a cargo do pelo Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM.

 

Entre os destaques da programação voltada à sustentabilidade no setor estão os painéis “A parceria para o desenvolvimento e o futuro da mineração”, com presença do Sócio da Clareo e Colaborador Sênior da Kellogg Innovation Network (EUA), Kulvir Singh Gill, e “Mineração e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” com a participação do Conselheiro de Política Global de Indústrias Extrativas do PNUD, em Nova York, Casper Sonesson.

 

Segundo Kulvir Singh Gill, os recursos minerais são finitos. “É fundamental pensar de forma sustentável quando o assunto é mineração e o WMC proporcionará uma excelente oportunidade para compartilhar novos conhecimentos e discutir os avanços científicos relacionados a temática. É necessário considerar o contexto global na qual as mineradoras operam. E nada melhor do que trazer diversos players do setor para refletir e compreender o cenário global e a forma como a sociedade está inserida na mineração. Neste painel iremos explorar as dimensões sociais, econômicas e ambientais que são vitais para o a atividade minerária. Precisamos pensar de forma com que as empresas possibilitem uma distribuição igualitária de benefícios para todos os envolvidos ”, avalia.

 

Para o Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin, a sustentabilidade na mineração empresarial ao longo das próximas décadas já está em discussão e o WMC é prova de que ela é sempre uma importante pauta nos principais debates do setor. “As temáticas que mais exigem atenção dos executivos e investidores internacionais são a inovação e o aperfeiçoamento constante das práticas sustentáveis aplicadas tanto à produção quanto aos demais processos industriais”, afirma. Para ele, a inovação e a sustentabilidade são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer segmento da atividade minerária moderna.

 

Com tema “Mineração no Mundo em Inovação”, a 24ª edição do WMC reunirá espaços para apresentação de trabalhos técnicos, congresso, e exposição.

 

Patrocinadores

 

O World Mining Congress 2016 conta, até o momento, com o patrocínio das mineradoras Vale (Diamante), Votorantim Metais (Diamante), Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos – Sinferbase (Ouro) CBMM (Prata), Anglo American (Bronze), Hydro (Bronze), Kinross (Bronze), Gerdau (Aço) e AngloGold Ashanti  (Patrocínio Especial).

 

Apoiadores

 

A parceria de diversas entidades, instituições, associações e veículos de comunicação contribui para o sucesso da 24ª edição do World Mining Congress. O evento conta com apoio especial da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac), da Global Business Reports (GBR), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do  Ministério de Minas e Energia (MME).

 

Apoiam institucionalmente o evento a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Associação Paulista de Engenheiros de Minas (APEMI), a Associação Baiana de Engenheiro de Minas (ABEM), a Bauma, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), o Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), o Canadian Institute of Mining, Metallurgy and Petroleum (CIM),do CRU Group, o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (DEMIN/UFMG), a Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), a Federation of International Mining and Mineral Resources (FAB), da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), a Flogen Technologies Inc., da Gecamin, do Instituto Aço Brasil (IaBr), a International Social Security Association (ISSA), a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP), o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), o TCS BRASIL 2016, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e  a Vereinigung Rohstoffe und Bergbau (VRB) .

 

O WMC é apoiado editorialmente pelos veículos Areia e Brita, Access Africa, Argus Media, Revista Amazônia, Brasil Business Review, Brasil Mineral, Brasil Mining Site, CIM Magazine, Construtores em Revista, Eae Máquinas, Engineering and Mining Journal (E&MJ), El Inversor, Equipo Minero, Horizonte Minero, InfoMine, In The Mine, Madencilik Turkiye, Midia Truck Brasil, Revista Mineração e Sustentabilidade, Minería, Minérios & Minerales, Mining Engineering, Mining Global, Mining Turkey, Nueva Minería y Energía, Notícias de Mineração Brasil, Panorama Minero, Rocas y Minerales, Steel Technology, Revista M&T, Tracbel Magazine, World Coal e WDM Group.

 

O WMC conta ainda com dois parceiros comerciais: Indus Exposium e AMP – Canadá.

 

Serviço:

 

World Mining Congress (WMC 2016)
Data: 18 a 21 de outubro de 2016
Local: Centro de Convenções SulAmérica - Rio de Janeiro (RJ)
Informações: www.wmc2016.org.br

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto


 

 

WMC Secretariat

secretary@wmc2016.org.br

Programa

Download

Links Rápidos

 


Palestrantes Confirmados
Upload de Trabalhos | Mantenha-me Informado ! | Inscrição aqui