Uso de Explosivos na Mineração será Debatido no Congresso Mundial de Mineração de 2016


O painel incluirá Paul N. Worsey, o apresentador da série do Discovery Channel “Os Detonadores”.

Um dos destaques do WMC de 2016 será o painel sobre o uso de explosivos de mineração. A programação do evento inclui diferentes palestras ao longo da manhã de 21 de outubro, nas quais os participantes poderão discutir notícias, tendências e interesses relacionados ao tema em sessões com Paul N. Worsey, apresentador da série do Discovery Channel “Os Detonadores”, representantes da Sociedade Internacional de Engenheiros de Explosivos (ISEE) e Robert McClure, presidente da McClure Inc.

Muitos palestrantes brasileiros e internacionais renomados participarão do evento, que é promovido pelo IBRAM, e acontecerá entre os dias 18 e 21 de outubro no Rio de Janeiro (RJ).

Mais informações e opções de inscrição estão disponíveis no site do evento (www.wmc2016.org.br).

O evento terá início com o tema “Inovação no Uso de Explosivos” em painel moderado pelo professor Enrique Munaretti, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do Comitê Científico do WMC 2016. Serão discutidos temas relacionados a produtos, energia, custos e ANFO (explosivo produzido por uma mistura de hidrocarbonetos líquidos e nitrato de amônio). John William Eloranta e Alistair C. Torrance, ambos do ISEE, apresentarão e discutirão a integração dos métodos utilizados para coleta de dados e ferramentas tradicionais para explosão.

“Um dos maiores desafios na área de explosivos é a falta de conhecimento em nossa sociedade. Nossa área, além de extremamente segura, envolve basicamente uma ferramenta de engenharia para fragmentar rochas que tem sido usada globalmente por mais de 400 anos”, apontou Enrique Munaretti. “A sociedade muitas vezes relaciona o uso de explosivos para explosões criminosas de caixas eletrônicos, mas a verdade é muito diferente. Isso é um problema de segurança pública.”

Paul Worsey, que também é professor de engenharia de mineração na Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri, apresentará as principais soluções para aumentar a eficácia das detonações de acordo com os tipos de explosivos utilizados.

“Mostrar à sociedade a importância do uso de explosivos é fundamental. Agora temos acesso a matérias-primas que seriam extremamente caras ou até impossíveis de produzir graças ao uso desses materiais. Praticamente toda matéria-prima utilizada pela sociedade vem da mineração e o uso de explosivos é fundamental para a extração de rochas”, afirmou Munaretti.

“Os participantes do WMC poderão debater com os melhores técnicos internacionais do setor e discutir a inovação no uso de explosivos e principais tendências globais, como o uso de novas tecnologias (como drones) e investimentos seguros no setor”, afirmou o professor. “Discutir esse assunto no WMC é uma excelente forma de internacionalizar o setor de explosivos brasileiro, treinar nossos técnicos e, principalmente, mostrar ao mundo nosso potencial”, concluiu.

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto