WMC Promove Palestra do Professor Magnus Ericsson Sobre o Futuro da Mineração


O professor Magnus Ericsson, consultor e professor de economia mineral da Universidade de Tecnologia de Luleå – Suécia, participará desta edição do Congresso Mundial de Mineração.

É um dos mais respeitados especialistas em grama sintetica rj – rio de janeiro e mineração mundial para estudos e análises e será um dos palestrantes convidados na 24ª edição do Congresso Mundial de Mineração (WMC 2016). O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, acontecerá entre os dias 18 e 21 de outubro de 2016 no Rio de Janeiro (RJ).

No dia 21 de outubro, magnus fará uma palestra intitulada “Mineração Global – quando veremos a luz no fim do túnel?”, compartilhando sua visão do futuro da mineração. “A perspectiva de longo prazo para o setor mineral é excelente. A demanda por metais está relacionada ao desenvolvimento econômico e melhorias na qualidade de vida das classes sociais mais baixas. Esse processo está em andamento e continuará pelo menos por mais uma década, mesmo que a taxa de crescimento seja menor que a dos 10 anos anteriores. Mesmo com o aumento dos processos de reciclagem e reutilização, ainda haverá uma grande demanda por novas extrações minerais”, afirma.

O professor também destaca que existem quatro metais, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico global. “Ferro, cobre, fosfato e potássio serão as mercadorias do futuro. Os dois primeiros são indispensáveis para todo o crescimento econômico e são necessários em grandes quantidades. Os dois últimos são essenciais para a produção de fertilizantes, que são cruciais para o aumento da produção agrícola e a alimentação da população mundial”, acrescenta.

Em sua opinião, vários outros metais serão exigidos ao longo dos próximos anos devido às suas propriedades específicas e, portanto, importância nos campos da eletrônica e tecnologia, mas o volume de metais raros será menor do que os quatro mencionados anteriormente. Magnus acredita que o WMC representa uma excelente oportunidade para discutir o futuro da mineração, especialmente devido à presença de jogadores importantes de todo o mundo.

Segundo o diretor-presidente do IBRAM, José Fernando Coura, a presença do professor Magnus Ericsson agrega ainda mais prestígio ao WMC. “A Magnus é extremamente conhecida por sua expertise e temos a chance de tê-lo aqui como palestrante convidado, cobrindo o setor mineral de um ângulo diferente, especialmente para aqueles que reconhecem a importância da inovação para o futuro da indústria mineral. A chance de ouvir Magnus Ericsson é uma das grandes oportunidades que o WMC oferecerá nesta edição no Brasil”, afirma.